Tatum Riley tinha personalidade, resposta pra tudo e uma inconveniente falta de vocação para cadáver.
Esse era o problema.
Porque Pânico está cheio de gente consciente demais das regras do terror. Gente que conhece filme, reconhece clichê, sabe que separar o grupo é uma ideia imbecil e provavelmente consegue explicar exatamente em qual momento a pessoa loira, bonita e sexualmente ativa costuma começar a atualizar o currículo para “vítima de slasher”.
Tatum parece saber de tudo isso sem precisar transformar a própria vida numa palestra sobre cinema.
Ela simplesmente não tem comportamento de vítima.
Entra em cena ocupando espaço, debochando, falando o que pensa, protegendo Sidney e tratando o absurdo ao redor com aquela confiança típica de quem ainda acredita que o pior problema da noite talvez seja alguém ser inconveniente numa festa.
E isso faz uma diferença enorme.
Porque quando uma personagem de terror nasce apenas para morrer, a gente sente. Tem cheiro de prazo de validade. Ela aparece, entrega meia dúzia de falas, entra no lugar errado, toma uma decisão que nem uma torradeira tomaria e pronto: estatística.
Tatum não.
Tatum parece ter chegado antes do filme e dá a impressão de que continuaria existindo depois dele.
É justamente aí que Pânico começa a ser filho da puta.
Lançado em 1996, dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson — créditos que podem ser conferidos na página oficial de Pânico na Miramax — o filme constrói um grupo de adolescentes que conhece as regras do horror enquanto descobre que conhecê-las não significa estar protegido delas. Tatum faz parte desse núcleo desde o início: amiga de Sidney, irmã de Dewey, namorada de Stu e uma presença que nunca parece pedir licença para ocupar a cena.
Ela deveria ser coadjuvante.
Só esqueceram de avisar.
Tatum Riley tinha um problema: personalidade demais para ser coadjuvante
Existe um cargo muito ingrato no cinema de terror chamado melhor amiga da protagonista.
Normalmente o contrato emocional é simples.
Você escuta os problemas.
Faz uma piada.
Dá conselho amoroso.
Talvez tenha uma personalidade mais expansiva para contrastar com a protagonista.
Depois aparece morta em algum lugar inconveniente para que a heroína perceba que a situação ficou séria.
Obrigada pelos serviços prestados.
Tatum poderia facilmente ter ficado presa nessa função. Afinal, Sidney Prescott já chega ao filme carregando o centro emocional da história. É Sidney quem vive o luto pela mãe, a dificuldade de confiar em Billy e o terror crescente de perceber que alguém decidiu transformar sua vida pessoal numa brincadeira com faca.
Seria muito fácil deixar Tatum orbitando isso tudo.
Só que ela não orbita.
Ela invade.
E essa sensação não nasceu apenas da memória afetiva de quem viu Pânico cinquenta vezes.
Na entrevista de Rose McGowan à ELLE, a atriz contou que percebeu desde o roteiro o risco de Tatum virar justamente o arquétipo da amiga atraente, engraçada e descartável. A intenção dela foi fazer cada momento da personagem contar e tornar o filme menos divertido depois que Tatum morresse.
Missão cumprida com uma eficiência quase ofensiva.
Porque Tatum não parece estar ali esperando Sidney precisar dela. Existe uma pessoa funcionando fora desse serviço.
Ela tem relação própria com Dewey.
Tem uma dinâmica com Stu.
Tem jeito de falar.
Tem impaciência.
Tem sexualidade sem o filme obrigá-la a pedir desculpas por isso a cada cinco minutos.
Tem aquela energia de amiga que entra na sua casa, abre sua geladeira e ainda reclama do que você comprou.
Você acredita que Tatum possui vida fora do enquadramento.
Isso parece detalhe, mas é justamente o tipo de detalhe que separa um personagem de uma peça de roteiro. Quando ela some, não desaparece apenas uma função.
Desaparece uma presença.
Até o figurino dela se recusava a ficar quieto
Tem outra coisa acontecendo com Tatum que ajuda muito a vender essa presença: ela é visualmente mais barulhenta que Sidney.
Não precisa transformar figurino em mapa astral para perceber.
Sidney é mais contida.
Tatum aparece com cor, barriga de fora, textura, roupa que parece escolhida por alguém que está completamente confortável sendo vista.
E não foi acidente.
Em uma entrevista com a figurinista Cynthia Bergstrom, Tatum é descrita como ousada, livre e disposta a correr riscos, quase uma antítese de Sidney. Bergstrom também contou que Rose McGowan teve bastante participação na construção do guarda-roupa da personagem.
Isso interessa porque o filme não precisa parar e dizer:
“ATENÇÃO, ESSA É A EXTROVERTIDA.”
Graças a Deus.
A personagem chega pronta.
Enquanto Sidney parece guardar coisas para dentro, Tatum parece jogar tudo para fora.
Opinião.
Corpo.
Humor.
Desejo.
Irritação.
Tudo fica exposto.
E isso faz a morte dela ganhar uma camada meio cruel: Pânico elimina justamente a personagem que parecia menos interessada em desaparecer.
Antes de Ghostface, vem o deboche
Uma das coisas mais interessantes em Tatum é que o deboche não parece ter sido instalado nela especificamente para produzir frases engraçadas.
É uma maneira de existir.
Tatum responde rápido.
Provoca.
Minimiza o absurdo.
Quando a situação começa a ficar estranha, ela não oferece imediatamente ao medo a importância que ele exige.
Isso pode parecer imprudência.
Também parece muito humano.
A gente faz isso o tempo inteiro.
A reunião virou desastre? Piada.
A família começou a discutir durante o almoço? Piada.
O relacionamento está indo para aquele lugar maravilhoso onde ninguém responde “tá tudo bem” querendo dizer que está tudo bem?
Piada.
O riso não resolve absolutamente nada, mas oferece alguns segundos de superioridade emocional. Por alguns instantes, se eu consigo rir da coisa, talvez a coisa ainda não esteja mandando em mim.
Tatum vive bastante nesse lugar.
Enquanto Sidney vai sendo forçada a reconhecer o perigo como algo íntimo e real, Tatum continua tratando parte daquele caos como algo que pode ser enfrentado com personalidade.
Isso não significa falta de cuidado com Sidney. Pelo contrário. Depois do primeiro ataque, Tatum leva a amiga para sua casa e funciona como um pequeno pedaço de normalidade num momento em que praticamente todo homem ao redor de Sidney parece ter recebido treinamento específico em comportamento suspeito. A própria página de Pânico no site oficial de Wes Craven registra essa passagem da história.
Só que Tatum não transforma cuidado em solenidade.
Ela continua sendo ela.
E talvez por isso funcione tão bem ao lado de Sidney.
Sidney está cada vez mais sendo puxada para dentro do horror.
Tatum ainda tenta deixar a porta aberta para o mundo em que sexta-feira continua sendo sexta-feira, namorado continua sendo namorado e uma festa continua sendo só uma festa.
Até não ser.
Ela não parecia vítima. Esse era exatamente o truque.

O terror ensinou o público a procurar sinais.
A garota que entra sozinha.
A pessoa que ignora aviso.
O sujeito que diz “já volto”.
O casal que decide que aquele acampamento abandonado parece um lugar excelente para resolver tensão sexual.
Décadas de slasher transformaram espectador em fiscal de comportamento.
A gente fica no sofá apontando erro.
“Não sobe.”
“Não abre.”
“Não vai lá.”
“CORRE.”
Como se a gente, na mesma situação, não fosse provavelmente morrer tentando desbloquear o celular com a mão tremendo.
O próprio Terror Chiclete já cutucou essa arrogância em 7 filmes slasher para quem acha que correr resolve alguma coisa: o gênero adora humilhar nossa fantasia de que inteligência, velocidade ou conhecimento das regras garantem sobrevivência.
Tatum bagunça esse julgamento porque não parece carregar o tipo de fragilidade narrativa que a gente aprendeu a identificar como sentença.
Ela não é apática.
Não parece completamente distraída.
Também não existe nela aquela santificação retrospectiva que transforma toda vítima querida em estrategista militar injustiçada.
Tatum comete erros.
Claro que comete.
Ela é adolescente numa cidade pequena, numa festa, tentando tocar a própria vida enquanto existe um assassino mascarado circulando por aí.
Currículo pouco recomendado pela vigilância sanitária.
Só que ela reage.
Quando precisa enfrentar o perigo, existe ação.
Não fica esperando roteiro.
Essa diferença faz o cérebro do espectador montar uma expectativa muito específica:
essa garota talvez consiga sair dessa.
E é justamente essa confiança que o filme precisa quebrar.
Não basta matar Tatum.
Antes, Pânico faz a gente acreditar que talvez ela não pertença àquela categoria.
A faca corta depois.
A expectativa morre primeiro.
Ghostface chega fantasiado. Tatum continua sendo Tatum.
Tem algo especialmente bom no primeiro contato real entre Tatum e Ghostface porque a personagem não muda imediatamente de gênero.
Para ela, aquela figura mascarada ainda pode ser brincadeira.
Pode ser Stu.
Pode ser alguém fazendo palhaçada no meio de uma festa.
A reação inicial pertence ao mundo em que Tatum ainda está vivendo, não ao filme de terror que o público já sabe que está assistindo.
E isso é importante.
Ela responde à máscara com deboche.
Claro que responde.
Fazer qualquer outra coisa imediatamente seria quase trair tudo que a personagem mostrou até aquele momento.
Tatum olha para aquela figura e ainda tenta colocá-la dentro de uma situação que consegue controlar.
Um idiota fantasiado?
Beleza.
Ela sabe lidar com idiota.
Provocação?
Melhor ainda.
Ela tem repertório.
O problema é que Ghostface não aceita permanecer nessa categoria.
É quando o corpo percebe antes da personalidade que a situação mudou.
A brincadeira devolve violência.
O espaço fica menor.
A porta deixa de ser cenário e vira obstáculo.
Aquela mulher que normalmente domina a conversa descobre que sarcasmo não altera a física de uma garagem.
E mesmo aí Tatum não é transformada numa vítima paralisada.
Ela luta.
Joga o que tem à mão.
Tenta machucar.
Tenta escapar.
Na entrevista à ELLE, McGowan contou que realizou a própria ação na sequência da garagem, filmada várias vezes durante uma noite inteira, e que também improvisou a referência final da personagem à mãe.
Esse pequeno detalhe é cruel por um motivo que não precisa de nenhuma psicologia de laboratório para funcionar.
Por alguns minutos, Tatum consegue responder ao assassino com a mesma personalidade que usou para responder ao resto do mundo.
Aí o espaço diminui.
A saída desaparece.
E no fim sobra uma coisa muito mais simples.
Uma garota com medo.
É aí que o deboche finalmente perde.
Daqui para baixo tem spoiler de Pânico. Se você entrou num artigo sobre Tatum Riley esperando que a garagem terminasse bem, admiro profundamente seu otimismo.
A garagem é onde a piada perde a graça
A morte de Tatum é lembrada porque é inventiva.
Isso é verdade.

Também é a parte menos interessante dela.
A imagem é forte, o mecanismo é absurdo o suficiente para pertencer a um slasher consciente da própria teatralidade e a sequência ganhou vida própria dentro da memória da franquia. O próprio site de Wes Craven registra a morte de Tatum durante a festa na casa de Stu, enquanto a entrevista de McGowan trata a sequência como um momento central da construção da personagem.
Só que, se fosse apenas uma morte criativa, estaríamos falando da porta.
A gente fala de Tatum.
Essa diferença importa.
A cena funciona porque pega tudo que parecia vantagem e começa a retirar peça por peça.
A confiança não basta.
O humor não basta.
A agressividade não basta.
Improvisar não basta.
Perceber o perigo não basta.
Lutar não basta.
É uma sequência cruel porque não existe aquela satisfação fácil de pensar “se ela tivesse feito X, teria sobrevivido”.
Talvez.
Talvez não.
Esse tipo de exercício é confortável porque transforma morte em problema de lógica. Se você encontra o erro, acredita que encontrou a saída.
Tatum incomoda porque a cena não oferece essa segurança com facilidade.
Ela não morre porque passou cinco minutos parada esperando o assassino.
Ela tenta.
E perde.
Existe um tipo de terror muito específico nisso: a ideia de que esforço e resultado talvez não tenham feito acordo nenhum.
Você pode reagir.
Pode lutar.
Pode estar certo.
Pode fazer barulho.
Pode ter personalidade suficiente para iluminar a porra da festa inteira.
E ainda assim a porta pode fechar.
Pânico continua. A energia não.
Aqui está o teste que acho mais interessante para Tatum.
Tira a morte.
Esquece a garagem por um segundo.
O que acontece com o filme depois?
A história continua, obviamente.
Sidney ainda tem muito pela frente. Gale continua investigando. Dewey continua tentando fazer alguma coisa útil em meio ao caos. Randy continua com suas regras. Billy e Stu continuam ocupando posições fundamentais na engrenagem da narrativa.
O roteiro funciona.
Só que a temperatura muda.
Tatum carregava uma forma de leveza que não era simplesmente “alívio cômico”. Ela deixava o grupo parecer um grupo. Colocava vida adolescente no meio da maquinaria do slasher.
Quando ela está presente, existe a sensação de que aquelas pessoas ainda podem conversar sobre outras coisas, se provocar, namorar, beber, discutir e agir como se Woodsboro não tivesse sido oficialmente entregue ao inferno.
Depois que ela sai, sobra menos espaço para fingir normalidade.
A festa pode continuar fisicamente.
Emocionalmente, acabou.
Isso conversa muito bem com outra ferida que já aparece no Terror Chiclete em Todo mundo seria o protagonista até virar figurante morto. Pânico gosta da ideia de transformar pessoas em parte de um espetáculo. Existem regras, plateia, papéis e uma consciência constante de que todos acham que sabem qual posição ocupam até descobrirem que o roteiro reservou outra.
Tatum parece a pessoa menos disposta a aceitar o papel de figurante.
É por isso que a ausência dela faz tanto barulho.
Ela não domina a narrativa de Sidney — e nem deveria.
Mas cria um espaço que ninguém ocupa da mesma forma depois.
Sidney sobrevive. Tatum fica congelada.
Existe uma comparação meio injusta, mas emocionalmente útil, entre Sidney e Tatum.
Sidney tem o depois.
É um depois horrível, cheio de repetição, perda e gente usando a máscara de Ghostface como se trauma alheio fosse propriedade intelectual pública.
Mas existe depois.
O Terror Chiclete já tratou desse preço em 7 sobreviventes do terror que saíram vivas e emocionalmente falecidas. Sobreviver em horror raramente significa sair restaurado. Muitas vezes significa apenas continuar respirando com um volume consideravelmente maior de coisa para carregar.
Tatum não recebe nem isso.
E existe algo perversamente poderoso numa personagem interrompida antes de descobrir quem seria depois.
Sidney muda porque precisa.
Gale muda porque continua voltando para histórias que acabam virando parte dela — algo que aparece diretamente em Gale Weathers e a arte de transformar trauma em pauta exclusiva.
Tatum permanece presa.
Não porque seja superficial.
Porque morreu antes que a história tivesse chance de complicá-la.
A gente nunca vê Tatum depois de Woodsboro.
Não vê o luto.
Não vê como ela reagiria à descoberta de quem estava por trás de tudo.
Não vê o que faria com a culpa, a raiva, a desconfiança.
Não vê se continuaria debochada ou se aquela noite arrancaria alguma coisa dela.
Não vê como seria sua relação com Dewey depois.
Não vê nada.
Essa ausência abre um espaço que fã adora preencher.
Tatum teria mudado?
Teria ficado mais dura?
Viraria a amiga que transforma todo ruído da casa em protocolo de segurança?
Continuaria fazendo piada?
Ela e Sidney permaneceriam tão próximas?
Não sabemos.
E justamente por não sabermos, ela fica preservada num momento em que ainda parecia haver personagem sobrando.
A gente não sente falta da morte. Sente falta do depois.

Talvez seja esse o detalhe que separa Tatum de tantas mortes memoráveis do terror.
O gênero tem um cemitério inteiro de gente eliminada de forma criativa.
Algumas mortes são tão bem montadas que você lembra da sequência e mal lembra o nome da pessoa que morreu nela.
É quase cruel.
O personagem vira embalagem do efeito.
Tatum não sofre esse destino.
A garagem nunca consegue engolir completamente quem estava lá dentro.
Isso tem muito a ver com o trabalho que McGowan descreveu: ela queria evitar que Tatum fosse consumida e esquecida como mais um arquétipo feminino descartável. A atriz fala diretamente dessa intenção em sua retrospectiva sobre Tatum Riley.
E talvez seja por isso que, décadas depois, ainda exista uma reação quase automática quando alguém menciona Tatum Riley:
“Ela devia ter sobrevivido.”
Eu não sei se “devia”.
Terror não funciona por merecimento.
Essa ideia de que personagem legal ganha vida e personagem idiota ganha faca seria uma justiça poética muito confortável para um gênero construído justamente para destruir conforto.
O que acho mais interessante é outra coisa.
A gente queria que ela sobrevivesse.
Parece a mesma frase.
Não é.
“Ela devia sobreviver” transforma isso em questão de roteiro.
“A gente queria que ela sobrevivesse” transforma em questão de vínculo.
O filme conseguiu vender futuro para uma personagem que não teria futuro.
A morte incomoda porque cancela alguma coisa que já estávamos inconscientemente esperando assistir.
Mais Tatum.
Só isso.
Outros personagens que deixaram história sobrando no chão
Helen Shivers — Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Outra personagem que se recusa a cooperar com a ideia de morte fácil. Quando chega perto de escapar, o público já está emocionalmente negociando com o roteiro.
Péssimo investimento.
Casey Becker — Pânico
Casey faz quase o movimento inverso de Tatum: tem pouquíssimo tempo para convencer você de que existia uma vida inteira antes daquela ligação.
Depois, o telefone nunca mais fica inocente.
Randy Meeks — franquia Pânico
Conhecer as regras é maravilhoso até o terror resolver aplicar prova prática. Randy transformou teoria de sobrevivência em carreira extracurricular e descobriu que Ghostface não respeita formação acadêmica.
Hallie McDaniel — Pânico 2
Mais uma amiga que poderia facilmente ser só função narrativa, mas ganha presença suficiente para fazer a perda parecer maior que a quantidade de cenas.
Helen Lyle — O Mistério de Candyman
Quando curiosidade vira obsessão, não existe botão de “desfazer pesquisa”. Helen entra procurando entender uma história e lentamente percebe que talvez a história também esteja olhando para ela.
Tatum não precisava virar final girl
Existe uma tentação compreensível de olhar para Tatum e concluir que o grande erro de Pânico foi não deixá-la sobreviver.
Acho pouco.
Transformá-la retrospectivamente em “final girl que nos roubaram” quase reduz aquilo que faz a personagem interessante.
Tatum não precisa receber promoção póstuma.
Não precisa ocupar o lugar de Sidney.
Não precisa de franquia paralela.
Não precisa de teoria dizendo que saiu escondida da garagem, fez cirurgia plástica, mudou para outro estado e atualmente administra uma pousada enquanto espera Pânico 12 revelar que estava viva esse tempo todo.
Por favor, deixem pelo menos UM morto descansar.
O poder de Tatum está justamente no conflito entre pouco espaço e muita presença.
Ela não teve arco gigantesco.
Não teve monólogo explicando a própria psicologia.
Não teve três filmes para ganhar camadas.
Teve atitude.
Relações.
Humor.
Afeto.
Deboche.
Uma briga.
E uma porta que fechou cedo demais.
Isso bastou para impedir que virasse apenas “a amiga que morreu”.
Tatum Riley não precisava se transformar numa sobrevivente profissional para grudar. Ela precisava apenas parecer uma pessoa que ainda tinha alguma coisa para fazer depois daquela noite.
E parecia.
Talvez seja por isso que a morte continue irritando.
Não porque o filme quebrou uma regra.
Não porque Tatum fosse inteligente demais para morrer.
Não porque personagens carismáticos mereçam proteção especial contra objetos cortantes.
Mas porque Pânico conseguiu fazer uma coisa que o slasher nem sempre se dá ao trabalho de fazer:
antes de tirar uma personagem da história, fez a gente imaginar que ela tinha uma.
Tatum Riley não gruda porque morreu cedo.
Gruda porque parecia viva demais para morrer daquele jeito.
Agora é a sua vez de piorar essa conversa. Comente👇